Palestras de Shido Ogura e Aurélio Franceschi no IV SELAP - Seminário Latino-Americano de Protensão

Os estudos e desenvolvimento do concreto armado e protendido praticamente seguiram a partir da criação do cimento Portland. No século XIX inúmeros pesquisadores se destacavam em desenvolver e aplicar o aço como reforço para o concreto, entre eles podemos citar: Lambot, Monier, Hyatt entre outros.

Já no começo do século XX os princípios para o concreto protendido começaram a nascer nos trabalhos pioneiros de Koenen e Mörsh, porém o concreto protendido se consolidou através de Eugène Freyssinet.

Freyssinet é considerado o "pai do concreto protendido" por inventar e patentear diversos métodos contrutivos em protendido. Com toda essa tecnologia disponível somente em 1948 foi construída a primeira obra em concreto protendido no Brasil, a Ponte Galeão tendo 380 metros de comprimento, com tecnologia Freyssinet.

A primeira conferência em concreto protendido aconteceu em 1950 em Paris, e a partir de lá o surgimento de normas técnicas, institutos, e orgãos sobre o assunto.

O I SELAP - Seminário Latino-Americano do Protensão surgiu em Campinas-SP em 2012 para ser uma referência na América Latina no intuito de reunir os pesquisadores, empresas, profissionais e estudantes de engenharia civil nos assuntos atinentes ao meio da protensão, de forma que se aproximem, integrem e criem oportunidades para utilização e desenvolvimento da protensão nas suas diversas modalidades.

O I SELAP foi um sucesso contando mais de 150 participantes, mais de 10 palestras e cursos. De forma que não poderíamos deixar de realizar a sua segunda edição (II SELAP) em 2014. O II SELAP contou com 20 palestrantes e 7 mini-cursos, alcançando um público de 256 pessoas. O III SELAP trouxe uma troca de informações intensa pois foi a edição com o maior número de palestrantes vindos do exterior e também nacionais e isso teve seu retorno com um público de 304 pessoas.

Portanto nos orgulha realizar mais um edição do SELAP com o intuito de desenvolver a protensão no Brasil dessa vez com participação de palestrantes dos EUA, Itália, Panamá, Colômbia e Brasil. As informações sobre o IV SELAP estão abaixo:

- Evento: IV Seminário Latino-Americano de Protensão

- Data de realização: 10 e 11 de Agosto de 2018.

- Horário: 8:00 às 22:00

- Local: Centro de Eventos Sistema FIEP

http://www.selap.com.br


Posts Em Destaque
Posts em breve
Fique ligado...
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square