Palestras de Shido Ogura e Aurélio Franceschi no IV SELAP - Seminário Latino-Americano de Protensão

June 1, 2018

 

 

 

 

Os estudos e desenvolvimento do concreto armado e protendido praticamente seguiram a partir da criação do cimento Portland. No século XIX inúmeros pesquisadores se destacavam em desenvolver e aplicar o aço como reforço para o concreto, entre eles podemos citar: Lambot, Monier, Hyatt entre outros.

Já no começo do século XX os princípios para o concreto protendido começaram a nascer nos trabalhos pioneiros de Koenen e Mörsh, porém o concreto protendido se consolidou através de Eugène Freyssinet.

Freyssinet é considerado o "pai do concreto protendido" por inventar e patentear diversos métodos contrutivos em protendido. Com toda essa tecnologia disponível somente em 1948 foi construída a primeira obra em concreto protendido no Brasil, a Ponte Galeão tendo 380 metros de comprimento, com tecnologia Freyssinet.

A primeira conferência em concreto protendido aconteceu em 1950 em Paris, e a partir de lá o surgimento de normas técnicas, institutos, e orgãos sobre o assunto.

O I SELAP - Seminário Latino-Americano do Protensão surgiu em Campinas-SP em 2012 para ser uma referência na América Latina no intuito de reunir os pesquisadores, empresas, profissionais e estudantes de engenharia civil nos assuntos atinentes ao meio da protensão, de forma que se aproximem, integrem e criem oportunidades para utilização e desenvolvimento da protensão nas suas diversas modalidades.

O I SELAP foi um sucesso contando mais de 150 participantes, mais de 10 palestras e cursos. De forma que não poderíamos deixar de realizar a sua segunda edição (II SELAP) em 2014. O II SELAP contou com 20 palestrantes e 7 mini-cursos, alcançando um público de 256 pessoas. O III SELAP trouxe uma troca de informações intensa pois foi a edição com o maior número de palestrantes vindos do exterior e também nacionais e isso teve seu retorno com um público de 304 pessoas.

Portanto nos orgulha realizar mais um edição do SELAP com o intuito de desenvolver a protensão no Brasil dessa vez com participação de palestrantes dos EUA, Itália, Panamá, Colômbia e Brasil. As informações sobre o IV SELAP estão abaixo:

- Evento: IV Seminário Latino-Americano de Protensão

- Data de realização: 10 e 11 de Agosto de 2018.

- Horário: 8:00 às 22:00

- Local: Centro de Eventos Sistema FIEP

 

http://www.selap.com.br

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes

May 14, 2020

September 25, 2019

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

AS ESTRUTURAS  ENGENHEIROS ASSOCIADOS | CURITIBA, PARANÁ, BRASIL